Prova de vida volta a ser realizada para inativos e pensionistas

01.Julho.2022

A prova de vida para inativos e pensionistas civis e militares do estado volta a ser exigida a partir desta sexta-feira, 1º de julho. O período para realização da prova de vida é de três meses, sendo possível realizá-la um mês antes do aniversário até um mês depois.
 
O procedimento havia sido suspenso entre março de 2020 e julho de 2022, sem prejuízo dos benefícios, por causa da pandemia de Covid-19. Pensionistas e inativos que tiveram o procedimento suspenso estão dispensados da prova de vida relativa a esse período.

A prova de vida pode ser feita através de reconhecimento facial utilizando o aparelho celular ou tablet. Para isso basta acessar o aplicativo Servidor RS. O procedimento via reconhecimento facial é ágil e não exige documentação e deslocamentos.

Para fazer a renovação da prova de vida por reconhecimento facial é preciso ser inativo civil ou militar ou pensionista previdenciário e baixar o aplicativo Servidor RS. Além de ter carteira de identidade emitida a partir de 2006 (que conste o CPF) ou ter carteira de motorista atualizada, emitidas no Rio Grande do Sul. Também é preciso que o benefício esteja ativo.

COMO USAR O APP SERVIDOR RS
 
• Baixar/acessar o APP Servidor RS
• Realizar login pelo gov.br
• Clicar no botão “Recadastramento”
• Concordar com o termo de uso
• Atualizar obrigatoriamente os dados de contato (e-mail e celular)
• Permitir acesso a fotos e vídeos pelo celular
• Realizar a validação facial
• Conferir o comprovante do recadastramento

Obs.: Após finalizar a prova de vida pelo aplicativo e a qualquer momento, o pensionista e o inativo poderão conferir o comprovante do recadastramento no próprio aplicativo.

BANRISUL

O recadastramento também pode ser feito nas agências do Banrisul. Para os inativos, o serviço estará disponível a partir do dia 1º de julho, e para os pensionistas a partir de 1º de agosto. Pensionistas e inativos que residem em cidades sem agências do Banrisul deverão consultar o site do IPE Prev para maiores informações

Deverão, também, preencher o formulário de atualização cadastral. Esse documento necessita estar com a assinatura reconhecida por autenticidade em cartório e enviado à Secretaria da Fazenda, juntamente com cópias da carteira de identidade, do CPF e de comprovante de residência. O aviso de recebimento valerá como comprovante do envio da documentação.

O endereço para envio é: Divisão de Gestão da Folha – Rua Caldas Júnior, 120, 13º andar, Secretaria da Fazenda Porto Alegre, CEP 90018-900.
 
Em caso de dúvidas acesse: Inativos: atendimento.dgf.te@sefaz.rs.gov.br; pensionistas: www.ipeprev.rs.gov.br.
Icons made by Bullseye from www.flaticon.com is licensed by CC 3.0 BY