Conselho de Delegados(as) Sindicais

13.Maio.2022

O SINDICAIXA reuniu nesta sexta-feira (13), em Porto Alegre, o seu Conselho de Delegados(as) Sindicais para fazer um balanço da campanha salarial e sobre as perspectivas para o futuro, sobretudo neste ano importante de eleições gerais.

O encontro teve uma análise de conjuntura que apontou a linha política adotada pelo sindicato. Uma atuação que se destaca por não defender governos e por combater àqueles(as) que atacam direitos dos(as) servidores(as) e dos(as) trabalhadores(as) em geral.

O Brasil enfrenta uma grave crise econômica, com uma alta taxa de inflação, com reflexos nos preços dos alimentos, dos combustíveis e nas contas básicas, como o gás de cozinha ou a energia elétrica. O(a) brasileiro(a) convive com o constante receio do desemprego, que atinge 12 milhões de pessoas. Entre os(as) que estão trabalhando, 41,1% encontram-se na informalidade.

Outro ponto da pauta da reunião tratou dos temas jurídicos, como o da GISAE para aposentados(as). Os autos do processo estão, no momento, com a Procuradoria Geral do Estado (PGE). Assim que a PGE se manifestar, o sindicato dará o próximo passo no sentido de viabilizar o ingresso de um Mandado de Segurança para acelerar o processo.

Ainda no campo jurídico, foi destacada a importante vitória obtida com relação ao desconto dos dias da greve contra o “Pacote da Morte”, em 2019. Quem teve o desconto terá direito ao ressarcimento dos dias e todos os demais direitos recuperados.

Outro ponto destacado no encontro foi a comunicação do sindicato com a categoria, que embora ainda necessite de ajustes, melhorou de forma significativa no último período, com destaque para a comunicação via WhatsApp. O sindicato também apresentou avanços nas suas redes sociais: Facebook e Instagram.

Por fim, a reunião tratou de debater uma mini campanha para marcar os 25 anos do fechamento da Caixa Estadual. Certamente é preciso mostrar para todos(as) que esta ação do então governador Brito (MDB) não tornou melhor a vida dos(as) gaúchos(as) e também não liquidou com a dívida do Estado. Esta campanha será divulgada nos próximos dias.