Crise no IPE Saúde

12.Maio.2022

O SINDICAIXA participou, nesta quinta-feira (12), de Audiência Pública na Comissão de Serviços Públicos da Assembleia Legislativa. A atividade foi convocada pelas deputadas Luciana Genro e Sofia Cavedon. Diversas entidades sindicais participaram, além do diretor-presidente do IPE e de entidades ligadas a médicos e hospitais.

Os relatos foram unanimes em destacar que o IPE Saúde vive seu pior momento. Dívidas, falta de atendimento aos(às) usuários(as), descaso para com os(as) servidores(as). O plano enfrenta um déficit histórico em suas finanças, causado pelo congelamento dos salários do funcionalismo e pela política de sucateamento imposta pelo governo Leite/Ranolfo.

Na manifestação do presidente do IPE, ficou evidente a disposição do governo de cobrar a participação de dependentes, aumentar as alíquotas dos(as) mais idosos(as) e flexibilizar a contribuição dos altos salários. Certamente os sindicatos irão combater fortemente estas propostas.

Os participantes tiraram como encaminhamento fazer um ofício assinado pela Comissão e pelas entidades para exigir do governo um diagnóstico preciso da situação do IPE Saúde e a solução dos problemas mais graves.