Centrais entregam pauta com pedido de reajuste de 15,58% para o Piso Regional

15.Fevereiro.2022

Durante encontro realizado nesta terça-feira (15), no Centro Administrativo do Estado, a comissão formada por dirigentes das centrais sindicais, federações de trabalhadores e sindicatos de base regional, encaminhou formalmente ao Governo do Estado a proposta de reajuste para o Piso Regional. O reajuste pleiteado é de 15,58%, formado pela soma de 4,5% do reajuste não concedido em 2020 mais 10,60%, correspondente à inflação do ano passado.

O documento com fundamentações técnicas e elaborado em parceria com o Dieese foi entregue ao secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Cláudio Gastal, e ao titular da Secretaria do Trabalho Emprego e Renda, Ronaldo Nogueira. Cabe ao governo do Estado negociar com as entidades representativas patronais e de trabalhadores e estabelecer o índice de reajuste a ser enviado e discutido pela Assembleia Legislativa.

Representando o setor público na reunião, o presidente do Sindicaixa, pelo Fórum Sindical e Popular, Érico Corrêa, manifestou a necessidade de que os salários dos servidores sejam reajustados imediatamente. “As categorias não suportam mais o arrocho salarial e a carestia. Temos pressa”, afirmou Érico para os representantes do governo. “Nossa defasagem supera os 50%”, concluiu.