Leite e a destruição do patrimônio público: Assembleia autoriza a privatização da Corsan

02.Setembro.2021

Depois de propor e receber aval da Assembleia Legislativa, em 2 de julho de 2019, para entregar à iniciativa privada a CEEE Distribuidora, a Sulgás e a CRM, o governador Eduardo Leite (PSDB) recebeu no dia 31 de agosto de 2021 autorização do Legislativo para privatizar a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). Foram 33 votos favoráveis à privatização e 19 contrários.

A fúria privatista do governo Leite fez com que o projeto fosse encaminhado e tramitasse em regime de urgência. Infelizmente, mais uma vez a população gaúcha está sendo chamada a pagar a conta. Como a iniciativa privada visa lucro, serão inevitáveis aumentos nas tarifas de consumo. Leite aplica no Rio Grande do Sul a mesma receita aplicada pelo governo Bolsonaro.

Vai se repetir agora o que aconteceu nos anos 1990, quando privatizações dos serviços de saneamento provocaram aumentos nas tarifas e precarização no atendimento aos usuários. Com urgência para se desfazer do patrimônio público, Leite ignorou pedidos de prefeitos para discutir melhor a matéria e evitou participar dos poucos debates promovidos pela Assembleia.

A entrega do abastecimento de água à população gaúcha para o empresariado é, sem dúvida, um dos maiores retrocessos já verificados na história do Rio Grande do Sul. O governo do estado entregará aos empresários a exploração de um bem natural e essencial. Colocará nas mãos do setor privado uma empresa saudável e com capacidade de investimento, bem ao gosto do mercado.

Para o presidente do Sindicaixa, Érico Corrêa, a privatização da Corsan repete, 24 anos depois, o que aconteceu com a Caixa Econômica Estadual. Empresas públicas que prestavam serviços relevantes e de qualidade ao povo gaúcho. “Leite repete Antônio Brito e avança nas privatizações. Ele, como Bolsonaro, está a serviço do grande capital e assim destrói o patrimônio público e resolve seus problemas com a dor e o sofrimento dos servidores”, afirmou.