Sindicaixa apoia a luta dos trabalhadores contra a privatização da Carris

24.Agosto.2021

O Sindicaixa apoia a luta dos trabalhadores da Carris contra a privatização da empresa e a extinção dos cargos de cobradores. Projeto encaminhado pelo prefeito Sebastião Melo (MDB) com esses objetivos encontra-se na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Na segunda-feira (23), os trabalhadores amanheceram em frente ao portão de acesso à empresa e paralisaram as atividades.

Segundo o presidente do Sindicaixa, Érico Corrêa, a luta contra a privatização da Carris e o fim da função de cobradores é fundamental para evitar mais prejuízos aos usuários. As privatizações, afirma o sindicalista, nunca trouxeram benefícios à sociedade.

“Os parcos recursos obtidos com as vendas são gastos e os serviços ficam ainda mais precarizados. Somente os empresários que abocanham o patrimônio público é que se beneficiam”, afirma Érico.

A extinção dos cargos de cobradores aumentará a fila de desemprego na região metropolitana e a privatização da Carris não irá melhor o transporte público da capital e muito menos reduzir o valor da tarifa.

O Sindicaixa também é contra a redução das isenções e o fim do passe escolar para os estudantes. Repudia, assim, a proposta do prefeito de manter o passe livre apenas para estudantes de baixa renda.

“Não é possível que o prefeito, em nome do lucro dos empresários que orbitam em torno da prefeitura, continue atacando os trabalhadores e os seus filhos”, lamenta o presidente do Sindicaixa.