Reunião unificada discute campanha e pauta de reivindicações

20.Julho.2021

As direções do Sindicaixa e do Sindsepe-RS reuniram-se recentemente para discutir a realização de uma campanha conjunta em defesa da previdência dos servidores e também a elaboração de uma pauta de reivindicações com pontos comuns para ser entregue ao governo do Estado. Um novo encontro será realizado na sexta-feira (23), quando serão alinhavados os detalhes da campanha e da pauta de reivindicações.

“Sobre nós, servidores, pairam a reforma administrativa e os sistemáticos ataques à previdência”, disse o presidente do Sindicaixa Érico Corrêa. Para o sindicalista, é preciso apresentar nossas reivindicações ao governo Leite. Uma pauta que, entre outros pontos, contemple: reajuste salarial e a retomada das promoções (é urgente que o governo recomponha as perdas salariais dos últimos sete anos, pois a categoria não aguenta mais o arrocho salarial); a suspensão dos descontos de aposentados e pensionistas para a previdência; e que o governo cesse o desmonte do IPE.

É consenso entre as direções dos sindicatos que o IPE está sofrendo um processo muito grande de sucateamento. Existe a denúncia de que a Unimed está informalmente assessorando a direção do Instituto, e que o fechamento dos postos no interior do estado faz parte da estratégia do governo para precarizar os serviços e assim entrega-los à iniciativa privada. Esse desmonte, segundo os sindicalistas, precisa ser interrompido.

No âmbito federal, mesmo que o governo Bolsonaro esteja com a popularidade em queda, a agenda econômica capitaneada pelo ministro Paulo Guedes segue tramitando no Congresso. A luta contra a reforma administrativa está sendo travada, sobretudo, pelas entidades representativas de servidores com base nacional.