Assembleia Legislativa aprova PEC que possibilita a venda de estatais sem consulta à população

27.Abril.2021

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira (27), por 33 votos favoráveis e 19 contrários, a Proposta de Emenda Constitucional 280 que retira a necessidade de plebiscito para o governo vender estatais. A PEC ainda precisa ser aprovada em segundo turno.

Com a PEC, o governador Eduardo Leite (PSDB) fica autorizado a se desfazer de empresas como Corsan, Banrisul e Procergs. Leite quer carta branca porque sabe que essas vendas não contariam com aval da população.

“A privatização de estatais não fará o estado recuperar a sua capacidade de desenvolvimento. Infelizmente os governos têm se ocupado em entregar o patrimônio do povo e a atacar os servidores e os serviços públicos”, adverte o presidente do Sindicaixa Érico Corrêa.

Na linha do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o governador gaúcho, sem qualquer constrangimento, se aproveita da pandemia do novo coronavírus para se desfazer de empresas públicas que pertencem à sociedade gaúcha.