Assembleia virtual reúne colegas celetistas

16.Abril.2021

O Sindicaixa reuniu na quinta-feira, 15, em assembleia, mais de 140 colegas celetistas. Realizado de modo virtual devido à pandemia do novo coronavírus, o encontro debateu questões específicas deste segmento da categoria e de conjuntura política do RS e do país.

O presidente Érico Corrêa abriu a reunião situando o sindicato dentro da conjuntura. "Vivemos um momento muito difícil. Os trabalhadores sofrem com o desemprego, com a miséria e com a fome. É preciso lutar para mudar esta situação. Não é possível que, mesmo com a pandemia, os ricos tenham ficado ainda mais ricos", afirmou. "E nós podemos ter diferenças ideológicas, mas temos algo que nos une: o nosso sindicato”, disse, referindo às diferentes posições políticas presentes na categoria.

Para o presidente, o sindicato tem o papel de defender os interesses dos trabalhadores. Trata-se de uma ferramenta de defesa de direitos e é nossa obrigação denunciar qualquer governo que ataque nossos direitos. Ainda mais no nosso caso, onde o governo é também o patrão.

Érico aproveitou a oportunidade para falar da Emenda Constitucional 103, implementada pelo governo Bolsonaro, que retirou o direito de um trabalhador se aposentar pelo Regime Geral da Previdência Social (RGPS) e continuar trabalhando no serviço público. Ao ingressar com o pedido de aposentadoria, o celetista será automaticamente desligado do quadro de servidores.

Da equipe de assessoria jurídica do sindicato, o advogado Luís Alfredo Costa abordou temas pertinentes aos colegas celetistas, as ações judiciais em curso e também respondeu a questionamentos sobre este tema da aposentadoria e outras dúvidas.

Ao encerrar, o presidente saudou a participação de todos, o apoio de toda a diretoria e conclamou os colegas a se vacinarem assim que for possível. "Somente com a vacina, com a imunização em massa, poderemos retomar a luta nas ruas, voltar à Praça da Matriz e lutar com força por nossos direitos. Seguimos com força e disposição para a luta!”, concluiu Érico.

A próxima reunião virtual será com a Regional Caxias do Sul, no dia 22 de abril.