Nota de falecimento - João Antonio Leal (Macaco)

05.Março.2021

Cumpro o doloroso dever de comunicar o falecimento do nosso grande colega, amigo e companheiro João Antonio Leal, o Macaco. Juntos, cumprimos centenas de tarefas na defesa da categoria. Um lutador bem-humorado, leal (como no nome) e dedicado.

Meu parceiro de viagens, incansável para percorrer o Rio Grande. Corajoso, em diversas oportunidades estava lá, junto comigo, na linha de frente, olhando nos olhos da tropa de choque.

Lutador incansável, esteve na manifestação em frente à casa da ex-governadora Yeda, no ato de fundação do PSOL, e também quando ocupamos a Casa Civil, no Palácio Piratini. Enfim, nos últimos vinte anos, esteve presente em todas as lutas da categoria.

Era amante do futebol e um craque de bola. Craque mesmo, dos mais qualificados da Caixa Estadual. Famoso lá no seu Alegrete! Churrasqueiro, festeiro, sambista, passista, amado e querido por todos aqueles que com ele tiveram a sorte de conviver. Sua alegria era contagiante!

Um ser humano muito especial. Sempre resolvendo problemas dos colegas, correndo atrás de soluções, preocupado com todos. Viveu intensamente, com alegria, com bondade, com amor. Sei que o João José assina todas estas palavras, pois cultivamos uma amizade para toda a vida.

À Maria Helena, Adriana, Diego e Daiana o meu mais profundo carinho. Também aos colegas de Alegrete. Não existem palavras que expressem o tamanho da nossa tristeza. Quero agradecer o apoio e a parceria do Saúde Pas, nas pessoas do Meira e do Cícero, que estiveram presentes até o final, prestando todo o atendimento mesmo ele estando no Rio de Janeiro.

Como presidente do SINDICAIXA quero, em nome da categoria, prestar esta homenagem a um grande colega, diretor do sindicato e amigo de todos e todas!

Para o Macaco, nenhum minuto de silêncio, pelo contrário, muito barulho, muita luta, muita festa! Viveu plenamente e amou a todos, indistintamente.

Foi uma honra, Mano (como ele me chamava).

MACACO PRESENTE!