Entidades sindicais, movimentos sociais e parlamentares lançam frente contra a privatização da CEEE

07.Janeiro.2021

Representantes de sindicatos, movimentos sociais e parlamentares lançaram, na tarde desta terça-feira, 07, a Frente em  Defesa da CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica) e do Estado do RS. Diante da pandemia do novo Coronavírus, o lançamento foi feito através de reunião virtual.

A Frente tem como objetivo denunciar “manobras e irregularidades praticadas pelo governo do estado no processo de privatização da CEEE-D, o braço de distribuição de energia da companhia, assim como os prejuízos causados à população gaúcha. Depois de autorizado pela Assembleia Legislativa, o governo Leite anunciou para o dia 03 de fevereiro o leilão de privatização.

A CEEE-D atua em 72 municípios, que representam 26% do território gaúcho e consomem 34% de toda a energia distribuída no estado. São 1,74 milhão de domicílios atendidos, atingindo cerca de 4 milhões de pessoas. A companhia possui atualmente 3.227 trabalhadores ativos, sendo 2.189 no braço de distribuição.

O Sindicaixa participou da reunião desta tarde. “Não podemos permitir que o governo Leite entregue à iniciativa privada uma empresa que é patrimônio do povo do Rio Grande do Sul e que, bem gerida, não dá prejuízos aos cofres públicos”, argumenta o presidente Érico Corrêa.