Assembleia aprova Lei Orçamentária para 2021 prevendo reajuste zero para o funcionalismo. Luciana Genro registrou o único voto contra!

03.Dezembro.2020

A Assembleia Legislativa aprovou na tarde da quarta-feira, 2, a proposta de Lei Orçamentária do Estado para 2021. Foram 48 votos favoráveis e um contrário ao PL 208/2020, do Poder Executivo, que estima a receita e fixa a despesa do Estado para o exercício financeiro de 2021. Mais uma vez o governo Leite encaminhou projeto prevendo reajuste zero para os servidores públicos, que estão há seis anos com os vencimentos congelados.

O único voto contrário foi da deputada Luciana Genro, do PSOL. “Votei contra o orçamento para 2021, aprovado pela Assembleia Legislativa, pois não dou voto a favor de orçamento pautado por ajuste fiscal contra os servidores e privatizações. Falta ao governo um projeto real de desenvolvimento, valorização do serviço público e combate às desigualdades”, declarou a parlamentar.

Além disso, segue a deputada, “o governo Leite quer aprovar na Assembleia Legislativa uma PEC do Teto dos Gastos. Congelar investimentos em saúde, educação e segurança por 20 anos é uma tragédia para o povo. Nós, do PSOL, lutaremos ao lado do funcionalismo contra mais este ataque”.

O texto do projeto estima uma arrecadação total em R$ 42,865 bilhões e despesas em R$ 50,958 bilhões, resultando em um déficit projetado de R$ 8,093 bilhões. O governo superestima o déficit como forma de justificar o arrocho salarial, a falta de investimentos nas áreas sociais e as privatizações. Ao mesmo tempo em que usa um déficit desproporcional para justificar maldades, o governo abre mão de R$ 2,8 bilhões de dívidas da CEEE que deve ser privatizada “a preço de banana”!

Para o presidente do Sindicaixa, Érico Corrêa, o governo segue economizando em cima dos servidores. Já reduziu salários dos aposentados, mantém o arrocho e pretende entregar a CEEE para seus amigos empresários. "Precisamos derrotar Leite e sua política de destruição dos nossos direitos", concluiu o dirigente sindical.