Nota do Sindicaixa e do Sindsepe-RS

20.Novembro.2020

NOTA

O SINDICAIXA e o SINDSEPE-RS repudiam o brutal e covarde assassinato de João Alberto Silveira Freitas (Beto), um cidadão negro, na noite do dia 19 de novembro, véspera do Dia da Consciência Negra, nas dependências de uma unidade do hipermercado Carrefour, em Porto Alegre. Vítima de um segurança, um policial militar e de um estado racista.

Vale salientar que apesar de vivermos num país onde a população é majoritariamente negra (55%), o racismo estrutural é assustador. 75% das vítimas de homicídios são negras e cuja curva é ascendente no que diz respeito ao assassinato de negros. Infelizmente esse segmento da população ainda é alvo preferencial de um estado com raízes racistas.

O SINDICAIXA e o SINDSEPE-RS exigem a condenação imediata e exemplar dos assassinos que, covardemente, ceifaram mais uma vida negra no Rio Grande do Sul e no Brasil. E também a responsabilização do Carrefour, empresa reincidente em atos de violência. Não é mais possível deixar livres pessoas capazes de cometer uma atrocidade como a cometida contra Beto.

Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista. Vidas negras importam!