Sindicatos requerem suspensão da cobrança de empréstimos pelo Banrisul

07.Abril.2020

O Sindicaixa e o Sindsepe-RS já haviam requerido a suspensão em ofício entregue na Casa Civil no último dia 23

Dirigentes de diversos sindicatos representativos do funcionalismo reuniram-se nesta terça-feira, 7, com o presidente da Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa, Jeferson Fernandes. Solicitaram a intermediação do Legislativo para viabilizar junto ao Banrisul a suspensão por 90 dias ou enquanto durar a pandemia do vírus Covid-19 dos empréstimos consignados dos servidores que detém esses contratos junto ao banco. Ofício com este teor foi encaminhado ao presidente do banco, Cláudio Coutinho Mendes.

A solicitação leva em conta a elevação de gastos durante a quarentena, incluindo despesas com saúde e a crise financeira dos servidores, que se alarga com os mais de cinco anos sem reposição salarial e com o parcelamento de salários feitos pelo poder Executivo – já são 52 meses, que levaram os servidores a contraírem sucessivos empréstimos com o Banrisul. Alguns, inclusive, comprando o próprio salário e, por essa compra forçada pagando juros. Medidas semelhantes estão sendo adotadas em outros estados. O Acre, por exemplo, aprovou projeto neste sentido.