Assembleia Geral dos servidores estaduais delibera pelo retorno ao trabalho e pelo estado de greve

20.Dezembro.2019

Mais de 300 servidores estaduais participaram da Assembleia Geral Unificada na manhã desta sexta-feira, 20, na sede social do Sindicaixa, no bairro Ipanema.

Por ampla maioria, os servidores aprovaram o retorno ao trabalho a partir de segunda-feira, 23. Mas decidiram se manter em estado de greve e assembleia permanente durante o mês de janeiro, quando devem avaliar a retomada da greve se o Pacote da Morte voltar à pauta da Assembleia Legislativa.

Uma nova Assembleia Geral Unificada já está convocada para o dia 21 de janeiro, em horário e local a definir. O Comando Unificado da Greve irá se reunir na manhã de segunda-feira, 23, para elaboração de um documento com a decisão da Assembleia para entregar ao governo do estado. O objetivo é solicitar uma audiência com o governador Eduardo Leite para debater o ponto, o retorno ao trabalho e exigir a retirada do pacote para negociação com as categorias.

Nas intervenções, os servidores destacaram a importância da mobilização alcançada pelo movimento grevista. Também foi ressaltada a unidade construída e a necessidade de que seja mantida. Além disso, foi levantada a importância de se manter a mobilização nas redes sociais para dar visibilidade ao movimento, orientando que os servidores curtam e compartilhem as postagens nas páginas dos sindicatos e associações.

Outra questão analisada foi o cenário atual de desmonte do serviço público que também se dá na esfera federal e municipal, reafirmando a necessária unidade de todos os trabalhadores e a criação e fortificação da unidade para além dos servidores públicos.

A Assembleia Geral Unificada foi organizada pelo Sindicaixa, Sindsepe-RS, Sintergs, Afagro e Assagra.

Fotos: Miguel Gustavo Chagas