Milhares de servidores protestam contra o "Pacote da Morte" do governo Leite

14.Novembro.2019

Milhares de servidores públicos ocuparam as ruas do centro de Porto Alegre, na tarde desta quinta-feira, 14, no maior protesto já realizado contra o governo Leite.

A manifestação aconteceu um dia após o governador ter encaminhado à Assembleia Legislativa seis Projetos de Lei (PL’s), um Projeto de Lei Complementar (PLC) e uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que atacam direitos históricos dos servidores e os serviços públicos.

A marcha começou nas imediações a igreja Pompéia, onde uma assembleia unificada com mais de mil servidores ligados ao Sindicaixa, Sindsepe-RS, Sintergs, Afagro, Seasop, Assagra, Agefa e Apog, aprovou indicativo de greve a partir de 26 de novembro.

Em frente ao CPERS/Sindicato, na avenida Alberto Bins, a manifestação ganhou envergadura com educadores, estudantes e servidores de outras categorias. A caminhada percorreu cerca de dois quilômetros até o Palácio Piratini.

O protesto teve como centro o pacote de medidas encaminhado pelo governo ao Legislativo. Entre os ataques, o “Pacote da Morte” estabelece o fim de vantagens temporais (triênios e quinquênios), de incorporações de gratificações nas aposentadorias e a redução das gratificações de permanência.

Além disso, eleva as alíquotas previdenciárias de servidores com salários superiores ao teto do INSS (R$ 5.839,45), e penaliza os aposentados, antes isentos ao até o limite do INSS, que passarão a descontar 14% a partir de um vencimento de R$ 998,00.

O pacote também ataca a liberdade de organização sindical na medida em que proíbe que dirigentes sindicais, democraticamente eleitos para defender os interesses e direitos dos servidores, recebam vencimentos integrais e revoga a participação de servidores em atividades sindicais.

Dia 26 de novembro os servidores irão paralisar as atividades e realizar uma Assembleia Geral na Praça da Matriz para deliberar sobre a greve contra o “Pacote da Morte” de Eduardo Leite.