Reforma da Previdência: Leite quer mudar o sistema de aposentadoria e aumentar as contribuições

15.Julho.2019

Até aposentados e pensionistas seriam taxados

Com maioria na Assembleia Legislativa, o governo Leite aprovou recentemente projeto que autoriza a privatização da CEEE, da Sulgás e da CRM. Agora, com a exclusão dos estados e municípios da reforma da Previdência em tramitação no Congresso Nacional, o governador tucano planeja mudar o sistema de previdência dos servidores.

O governador pretende reduzir as aposentadorias especiais, mexer na idade mínima e criar uma contribuição complementar de 8% na previdência dos servidores, que atualmente descontam 14% para o IPE Previdência.

“Se a ideia do governador prosperar, será sem dúvida mais um duro golpe nos servidores, que estão sem reajuste há mais de cinco anos e recebem salários parcelados e atrasados há quase dois anos, muitos atualmente endividados com o sistema financeiro e com sérios problemas de saúde”, alerta o presidente do Sindicaixa Érico Corrêa, para quem “somente com muita resistência e luta será possível alterar este quadro”.