Entidades sindicais cobram regularização do repasse em reunião com secretário da Fazenda

15.Março.2019

Dirigentes de entidades sindicais que representam os servidores estaduais reuniram-se nesta sexta-feira, 15, com o secretário estadual da Fazenda, Marco Aurelio Santos Cardoso e com o subsecretário do Tesouro do Estado, Bruno Queiroz Jatene, para cobrar a regularidade no repasse da contribuição sindical.

No encontro, os representantes de diferentes categorias do funcionalismo apresentaram as dificuldades provocadas pelo atraso de cerca de 30 dias no repasse. Com o atraso, o governo apropria-se de um recurso privado, que é descontado do vencimento do trabalhador que opta pela sindicalização.

“Nossas contribuições não são obrigatórias, decorrem da vontade dos colegas que destinam parte de seus salários para seu sindicato. Assim o governo deve definir o dia do repasse, tendo como limite máximo o último dia do pagamento dos salários”, destacou Érico Corrêa, presidente do Sindicaixa.

O atraso reflete nas condições para a organização e a mobilização das categorias, bem como na garantia dos direitos trabalhistas dos funcionários das entidades sindicais.

O secretário da Fazenda, Marco Aurelio Santos Cardoso, garantiu que a situação será normalizada com a regularização do fluxo de caixa do governo. “No momento assumimos um compromisso de passar a anunciar a data do repasse junto à folha, mas ainda não podemos firmar uma data”, disse o secretário.

Para o subsecretário do Tesouro, Bruno Jatene, já houve um avanço em relação aos procedimentos. “É importante que as pessoas tenham conhecimento pelo menos da data para se organizarem.”