Primeiro ataque: Leite aprova na Assembleia Legislativa o fim da Licença-Prêmio

27.Fevereiro.2019

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira, 26, por ampla maioria, a PEC que extingue Licença-Prêmio, que permitia aos servidores se afastarem por três meses a cada cinco anos trabalhados. 38 deputados votaram a favor do fim da licença e 12 contra. Para iludir os servidores, a PEC aprovada cria uma licença capacitação, com o servidor podendo requerer afastamento de três meses a cada cincoanos trabalhados para realização de cursos de capacitação. Essa requisição, no entanto, depende da vontade do governo de plantão. O Sindicaixa acompanhou a votação.

"Confirmando as previsões, a disposição de dialogar com os servidores era somente um mero discurso do governador. Muito mais do que extinguir um direito histórico - a Licença-Prêmio - o governo vilaniza o funcionalismo aos olhos da população, como se este fosse um privilégio. Ora, qual o privilégio que podem ter trabalhadores que estão há mais de 4 anos sem nenhuma reposição em seus salários? Que estão há mais de 30 meses recebendo com atraso, pagando juros exorbitantes ao Banrisul? É hora de reagir. De lutarmos contra este governo, pois outros ataques virão”, destaca o presidente do Sindicaixa Érico Correa.