Equipe econômica deve propor aposentadoria aos 65 anos

03.Janeiro.2019

A proposta de reforma da Previdência que os técnicos da equipe econômica irão apresentar ao presidente da República prevê idade mínima de 65 anos para homens. Para as mulheres, a idade mínima ainda não está fechada, mas a discussão gira em torno da mesma idade ou 63 anos.

No INSS, ela começaria aos 53 anos (mulheres) e 55 anos (homens), subindo de forma gradativa. Já no setor público, onde as idades mínimas são 60 anos (homens) e 55 anos (mulheres) começariam subindo de forma mais rápida, passando para 62 e 57 anos logo no início.

A proposta também prevê a cobrança de um pedágio em relação ao tempo que resta para a aposentadoria, podendo variar entre 20% e 30%. Se ficar em 30%, por exemplo, o trabalhador que ainda precisa de dez anos para requerer a aposentadoria, teria de trabalhar por mais três anos, além de cumprir a idade mínima.

Segundo os estudos, também haverá mudança nas regras para acúmulo de benefícios. Quem receber duas remunerações teria direito a optar por uma delas integralmente até 40% da outra. A proposta não afeta quem ganha até dois salários mínimos. Seria criado uma espécie de escadinha para quem ganha a partir do piso, por exemplo, entre dois e três salários mínimos, 90%; entre três e quatro salários, 80%, assim sucessivamente até 40%.

Também estão na mira as regras das pensões. O valor, conforme os estudos, deve cair para 50% mais 10% por dependente. A proposta ainda mexe com o Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago aos 65 anos a idosos e deficientes de baixa renda. Com essa idade, o beneficiário receberia 50% ou 60% do salário mínimo. O valor integral somente passará a ser pago quando a pessoa atingir 68 anos.

Os trabalhadores rurais também serão afetados pelas mudanças em discussão, cuja idade mínima subiria de 60 anos (homens) para 65 anos. O benefício seria enquadrado como assistência, com o grupo não sendo obrigado a contribuir para o regime, sendo, porém, obrigado a comprovar experiência no campo.


 
 
Icons made by Bullseye from www.flaticon.com is licensed by CC 3.0 BY