NOTA PÚBLICA

26.Novembro.2018

O Brasil passa por uma grave crise institucional, com muitos ataques aos movimentos sociais e sindicatos. É muito importante, neste momento difícil da conjuntura política, reforçar a importância das organizações dos trabalhadores e seu papel de defender os direitos trabalhistas, o emprego e melhores salários para todos.

Assim, os sindicatos signatários desta nota, querem expressar sua preocupação com a postura de entidades sindicais que estão se colocando à disposição de contribuir com o governo, disponibilizando currículos e quadros técnicos para cumprir a tarefa de governar.

Nosso entendimento é de que aos sindicatos cabe a tarefa de representar suas bases e exigir dos governos o cumprimento das leis e a garantia dos direitos. O governador foi eleito para governar, os dirigentes sindicais para fazer a luta em defesa dos serviços e dos servidores públicos e da garantia de melhores salários e condições dignas de trabalho.

Evidentemente que iremos exigir do próximo governo aquela que é uma pauta permanente dos servidores públicos: valorização profissional e redução de Cargos de Confiança (CCs). Porém, isto não pode parecer uma “colaboração” dos sindicatos com aquele que por quatro anos será o seu patrão. Cada um com suas funções!

A possibilidade de que o futuro governo tente retirar ainda mais direitos dos servidores públicos e que mantenha o brutal arrocho salarial a que estamos submetidos, nos exige muita organização e disposição para a luta. Para isto estamos nos preparando. Reafirmamos a independência dos sindicatos frente aos governos e aos patrões!

ASSINAM: SINDISEPE/RS – SINDICAIXA