Assembleia derruba plebiscito sobre a venda de estatais

06.Junho.2018

Sob gritos de “Fora Sartori”, o governador José Ivo Sartori (MBD) foi derrotado na atarde desta terça-feira, 05, na tentativa de privatizar empresas públicas. Por 29 votos a 23, a Assembleia Legislativa rejeitou o projeto que reduzia para 90 dias o prazo para autorização de plebiscito para a venda de estatais. De acordo com a Lei 9.207/91, o prazo é de 150 dias. Essa foi a segunda derrota do governador na tentativa de entregar o patrimônio público para a iniciativa privada. Em 2016, o governo havia tentado retirar da Constituição Estadual a exigência de consulta popular para vender estatais. Vendo a fragilidade da base do governo, a oposição manteve o quórum mínimo (28 parlamentares) durante a sessão e levou o debate para o plenário. Prevendo a derrota, o governo tentou mais de uma vez retirar o quórum. Servidores ligados ao Sindicaixa acompanharam os trabalhos na Assembleia Legislativa ao longo de todo o dia.