PRESSÃO IMPEDE VOTAÇÃO DE PROJETOS QUE ATACAM OS SERVIDORES E OS SERVIÇOS PÚBLICOS

11.Outubro.2017

A pressão exercida pelos servidores públicos sobre a Assembleia Legislativa, entre eles os representados pelo Sindicaixa, surtiu efeito. A falta de quórum impediu, na terça-feira (10), a votação do PL 148/2017. De autoria do Governo Sartori, o projeto tem como objetivo o enfraquecimento dos sindicatos e das associações que atuam na defesa dos servidores públicos. A falta de quórum ocorreu após três verificações, quando apenas 26 parlamentares registraram presença. O DIA – A movimentação no Centro Histórico de Porto Alegre começou cedo. Por volta de 8h, a Praça Montevideo, em frente à Prefeitura da Capital, foi tomada por servidores públicos estaduais e pelos municipários. Em seguida, os servidores se deslocaram até a Praça da Matriz para retomar a vigília que pressiona pela retirada ou rejeição de projetos que atacam os servidores e os serviços públicos. O entorno do Palácio Piratini e da Assembleia Legislativa foi novamente ocupado. O resultado da pressão foi a falta de quórum e a consequente impossibilidade de votação dos projetos que integram o chamado pacote de maldades do Governo do Estado. Os servidores ligados ao Sindicaixa têm sido fundamentais neste processo de resistência.